terça-feira, 6 de outubro de 2009

"A VIAGEM DE CHIHIRO"

Era pra ser um dos primeiros posts desse blog, deveras é, mas era pra estar entre os primeiríssimos. Se não fosse uma chamada da TV Cultura anunciando eu jamais iria lembrar disso.



Um dos melhores desenhos que assisti. Fora da realidade humana palpável.
Essa história é muito sinistra, adoro! Dá um friozinho na barriga cada vez que penso nela.
Pode até ser idiotice, mas as primeiras vezes que tentei assistir esse filme, eu não consegui. Eu ficava receosa, com medo; era muito escuro, triste, parecia mais terror do que animação. E parcialmente eu estava certa.
Quando criei vergonha na cara (isto é, a curiosidade falou mais alto) e fui assistir - logicamente durante o dia e com as luzes acesas - simplesmente amei (no significado distorcido da palavra).
Do início ao fim parece que estamos dentro da tv, assistindo como se tivessemos ao lado da Chihiro.
No começo bate um sentimento de dó e raiva; depois dá vontade de sair correndo, fugir, dar um "sacode" nos adultos e largar mão; e no decorrer do filme a gente sente a necessidade de andar com uma bazuca, faca, metralhadora ou qualquer arma, porque dá uma insegurança, parece que encarnamos na personagem.
São tantas coisas que acontecem que deixa um suspense, uma dúvida se aquilo vai fazer "bem ou mal".
Cara, esse filme prende a gente de tal forma, dificil é achar quem não gostou. Não é pra menos que ganhou até Oscar.
E, pra variar, é ele que eu vou assistir hoje antes de dormir: "A Viagem de Chihiro".
RECOMENDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário